Social Icons

.

Escola Comunitária

A Escola Comunitária de Lilanda – Escola de S. José - foi iniciada no dia 4 de Fevereiro de 2001 com o objectivo de ajudar crianças órfãs que não tinham oportunidade de ir à escola.
A Paróquia de Lilanda fica situada numa zona de bairros pobres na periferia de Lusaka. Estes bairros são densamente populados por se situarem perto de uma zona industrial onde muita gente vem à procura de emprego.
É uma zona de pobreza generalizada, pois grande parte dos habitantes destes bairros não tem emprego. Muitas fábricas têm falido, o que deixa muitas famílias em situações de pobreza extrema, sem a capacidade de satisfazer as necessidades básicas.

Dificuldade de acesso à escola
As escolas públicas nestas zonas não são suficientes para que todas as crianças possam frequentar a escola. A maioria dos que tomam conta das crianças órfãs não têm a possibilidade de os enviar à escola. Embora, em teoria, as escolas públicas sejam grátis, a maioria das famílias não conseguem enviar as crianças à escola devido a muitos outros requisitos, nomeadamente, uniformes, calçado, material de desporto, manutenção da escola, biblioteca, material escolar, etc.
Como o número de escolas não é suficiente, só um número reduzido (cerca de um quarto) de crianças tem acesso à escola (sempre os que podem satisfazer todos os requisitos impostos pela escola!). Cerca de três quartos das crianças que querem matricular-se no primeiro ano não são admitidos.
A taxa de mortalidade dos pais destas crianças é muito alta; muitos deles não têm fontes de rendimentos e vivem em extrema pobreza. A maior causa da alta taxa de mortalidade é HIV/Sida que rouba continuamente a vida a muitos jovens/adultos, deixando muitas crianças para trás entregues a familiares que já têm muitas dificuldades em cuidar dos seus próprios filhos.
Muitas destas crianças alimentam-se muito mal e até passam fome. Na escola recebem uma refeição diária

Contexto
É neste contexto que as comunidades, ONG’s e a Igreja, nomeadamente a Paróquia Católica de Lilanda, viram a necessidade de dar início a uma Escola Comunitária, propriedade da Paróquia e administrada pela comunidade. É uma forma de a Igreja se envolver no esforço de diminuição os efeitos do HIV/Sida, ajudando os órfãos e outras crianças vulneráveis a ter acesso à escola.
Esta iniciativa é também uma resposta à política de educação do Governo iniciada em 1998, que afirma que “As Comunidades que desejem estabelecer escolas comunitárias, que funcionem como escolas comunitárias fora do âmbito do sistema de Quadro Distrital de Educação, são fortemente encorajadas a fazê-lo”.

Visão
A existência deste projecto é inspirada pela Doutrina Social da Igreja em relação à promoção da dignidade da pessoa humana criada à imagem de Deus. Por isso, a Igreja esforça-se por dar o seu contributo para o ensino de modo a proporcionar às crianças órfãs da nossa paróquia de Lilanda ensino básico e outros instrumentos que os ajudem a ter uma vida digna.

Objectivos
Para respondermos a este desafio, definimos alguns objectivos:
  • Trazer os órfãos de volta ao sistema escolar;
  •  Proporcionar a estas crianças educação formal de qualidade;
  •  Equipar as crianças com instrumentos que lhes permitam viver uma vida digna;
  •  Proporcionar às crianças formação/informação sobre HIV/Sida;
  •  Proporcionar às crianças uma refeição diária uma vez a que a alimentação em casa é muito pobre.

 Sustentabilidade
 Por enquanto não nos é possível pretender que a Escola Comunitária seja auto-suficiente; mas estamos a caminhar nessa direcção através de um envolvimento cada vez maior dos cristãos da nossa paróquia de Lilanda e da comunidade em geral. A própria Escola faz parte de um projecto mais amplo de desenvolvimento que contém uma Unidade de Produção. Com a criação da Unidade de Produção – costura, carpintaria, agricultura e curso de informática – já demos início ao processo que nos permitirá brevemente tornar o projecto auto-suficiente. Os alunos da Escola Comunitária também dão o seu contributo em todas estas actividades.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...