segunda-feira, julho 11, 2022

Domingo à tarde

 A minha caminhada higiénica ontem, domingo, 10 de julho, foi cheia de peripécias! Caminhava eu há cerca de meia hora, quando ultrapassei dois indivíduos, cada um mais bêbedo que o outro! Ambos conversavam animadamente, expressando uma felicidade do outro munto. Um caminhava ligeiramente mais à frente que o outro, e falava sempre com grande entusiasmo sem olhar para trás. Falavam em crioulo, mas deu para perceber a animação da conversa. O outro, mais carregado nos anos e na substância que tinha ingerido, precisava de toda a largura da rua para poder caminhar. De vez em quando parecia pedir licença ao chão para cair, mas logo a seguir, endireitava-se de novo quase milagrosamente, e com um impulso renovado, colocava-se novamente em marcha! Eram os dois indivíduos mais felizes encima do planeta.

Continuei a minha caminhada, contente por ter visto alguém verdadeiramente feliz. Cerca de dez minutos depois, num lugar meio ermo, onde me preparava para pagar o meu tributo à terra e regar um arbusto que me parecia cheio de sede, vinha um jovem com cerca de 20 anos de idade com cara de menino de papá. Estava visivelmente transtornado sob o efeito de alguma substância forte, que não me parecia ser álcool, e que fazia um esforço titânico para se manter ereto! Decidiu implicar comigo e seguiu-me durante alguns metros! Fiquei assustado e, escusado será dizer, o dito arbusto ficou, pelo menos por algum tempo mais, sem ser regado.

Na mão carregava eu a minha garrafa de alumínio cheia de água. Estava eu a preparar-me para neutralizar o dito energúmeno, utilizando a garrafa como arma de defesa, quando ele decidiu voluntariamente seguir o seu caminho. Não ganhei para o susto!

Como se não bastasse, já na etapa de regresso, cruzei-me com dois adolescentes que se meteram com uma senhora que passeava o seu cãozinho! Ela era idosa, mas não se deixou intimidar pelos ditos cujos atirando-lhes com os nomes mais coloridos que a língua portuguesa tem, e que não é conveniente recordar aqui, mas que podem ser encontrados no Dicionário da Língua Portuguesa da Porto Editora! E eram em tal quantidade que poderiam ter causado uma indigestão. Fiquei com a impressão de que se conheciam; talvez vivessem no mesmo bairro, mas a senhora era definitivamente do Norte!

Ao escutar a ladainha, eles deixaram-na e dirigiram-se a mim. Com palavras bem audíveis, mas que eu preferi não escutar; começaram a seguir-me e a dizer entre gargalhadas de gozo, que iam caminhar comigo. Naquele momento pensei que, no mínimo, ia ficar sem o meu telemóvel. Mas logo tive a oportunidade de virar na direção do bairro que estava próximo e imediatamente me aproximei de um grupo de pessoas que conversavam. Foi aí que eu recuperei do incómodo e continuei viagem.

Comecei então a pensar que talvez não tenha sido lá muito boa ideia ter ido caminhar ao domingo à tarde sozinho!

Continuei com a minha caminhada que, nesta altura, já tinha desgastado muito mais calorias do que tinha planeado. Faltava-me ainda cerca de 40 minutos para chegar a casa, e aproveitei ao máximo o resto da caminhada. Quando estava quase a chegar a casa, depois de ter deixado de pensar nos últimos acontecimentos, sai da paragem do autocarro - um espaço vedado à circulação de outros veículos - um carro a toda a velocidade que quase me atropelou! E ainda por cima, um dos passageiros do dito cujo, atirou-me uma data de impropérios que me fizeram doer os ouvidos para o resto do dia. Aparentemente eu devia ter travado para que suas excelências, que vinham a sair de um lugar onde nunca deviam ter entrado, pudessem passar à velocidade de cruzeiro.

Como devem calcular, tive uma tarde de domingo verdadeiramente notável. Às vezes, ter uma vida saudável pode ser verdadeiramente arriscado! Queimar calorias, num domingo à tarde, pode ter efeitos secundários devastadores.

2 comentários:

Anónimo disse...

Muitas peripécias para uma tarde só!!! Contadas com muito humor .

Unknown disse...

O melhor é levares contigo o tal dicionário que a senhora do norte tão bem conhece. Assim estás preparado para usar a linguagem certa na ocasião certa com a gente certa😉

Social Icons

.