Despertar


O Bairro dos Fetais, em Camarate, é um dos 26 bairros desta vila, situada a norte do aeroporto de Lisboa. Trata-se de um bairro típico de periferia, construído com muito sacrifício pelos seus habitantes, mas sem um plano urbanístico. Um bom número de casas são de dimensões reduzidas e apresentam sinais evidentes de degradação. À população, proveniente de todos os recantos de Portugal, têm vindo a juntar-se famílias imigrantes provenientes de países como Cabo Verde, S. Tomé e Príncipe, Guiné Bissau, Angola, Bangladesh, Paquistão, etc.
Muitas destas famílias são mono-parentais onde a mãe faz também de pai e é obrigada a trabalhar muitas horas para poder sobreviver, saindo de casa pelas 05h00 e voltando pelas 20h00 e mais tarde. Isto significa que as crianças são deixadas entregues a si próprias durante o tempo que não estão na escola e assim, como consequência, o rendimento escolar é muito baixo.
A Associação Jovem Despertar, iniciativa da Família Comboniana, surgiu como resposta às necessidades destas crianças. A Associação procura ser um espaço onde cerca de 40 crianças e adolescentes se reúnem todos os dias depois da escola para estudar, fazer os trabalhos de casa, jogar, brincar, conviver e desenvolver algumas atividades culturais, com a ajuda de voluntários verdadeiramente dedicados.
Ao acolher crianças de várias etnias e nacionalidades, o Despertar apresenta-se como uma ocasião de aprendizagem, de integração e de formação para viver e aceitar a diferença como um valor que nos enriquece a todos. Um momento muito importante deste processo de integração e valorização da diferença é a Colónia de Férias que anualmente se realiza no mês de julho, em Santarém.
Temos muitas histórias lindas de crianças que visivelmente melhoraram os resultados escolares depois de começarem a frequentar o Despertar. Este tornou-se para estas crianças e adolescentes um ponto de referência, de tal modo que, mesmo quando não têm de estudar ou fazer trabalhos de casa, aí aparecem.
Como é natural, temos muitos desafios para manter o Despertar aberto e a funcionar. O pagamento da renda, eletricidade e água são apenas alguns deles. Mas o problema maior é que precisamos urgentemente de ampliar o espaço em que operamos, que está a tornar-se demasiado pequeno para o número de crianças que nos procuram.


Social Icons

.