Zikomo é uma palavra que exprime gratidão. Quer dizer 'Obrigado' 'Com licença' assim como exprime um pedido de atenção. Os povos da Zâmbia têm um grande sentido de gratidão; por isso Zikomo está sempre nos lábios. Viver no meio desta gente é um grande dom que me foi concedido. Por isso também eu digo "Zikomo kwambiri!" (Muito obrigado!).
Pages
▼
Daniel Comboni
Daniel Comboni nasce em Limone sul Garda (Itália) no dia 15 Março 1831. O ideal missionário conquista-o enquando aluno do Instituto Mazza em Verona onde, em 1849, consagra a sua vida à África. É ordenado sacerdote em 1854, e parte para a África três anos mais tarde.
Convencido de que os africanos se tornarão os agentes da sua própria evangelização, lança um projecto com o objectivo de “Salvar a África com a África” (Plano de 1864).
Fiel ao seu moto “África ou Morte!” apesar das dificuldades, dedica-se totalmente à realização do seu Plano fundando o instituto dos Missionários Combonianos em 1867 e, em 1872, o instituto das Irmãs Missionárias Combonianas.
Comboni é uma voz profetica, proclamando a toda a Igreja, especialmente na Europa, que a hora da salvação chegou para os povos da África. Apesar de ser um simples sacerdote, não exita em dirigir-se ao Concílio Vaticano I que peça aos bispos para que “cada Igreja local” se involva no esforço de conversão da África (Postulatum, 1870). Em 1877 é consagrado Bispo da África Central.
Gasta todas as suas energias pela salvação dos povos africanos em várias áreas; por exemplo, na sua luta incansável pela abolição da escravatura. Morre em Cartum (Sudão) nas últimas horas do dia 10 de Outubro 1881, completamente exausto pelos seus trabalhos e pelas muitas cruzes.
Em tempos recentes, outros frutos do Carisma Comboniano apareceram com a criação do instituto das Missionárias Seculares Combonians (1969) e dos Leigos Missionários Combonianos (1993).
No dia 17 Março de 1996 é beatificado pelo Papa João Paulo II na Praça de São Pedro.
Canonizado no dia 5 Outubro de 2003.
Sem comentários:
Enviar um comentário