quarta-feira, outubro 07, 2009

De volta a Lilanda

Caríssimos amigos e amigas,
Depois de umas férias em Portugal, aqui estou eu de volta a Lilanda, completamente recauchutado! E, embora ainda não tenha recuperado completamente do ritmo das férias, agora é só arregaçar as mangas e deitar mãos à obra.
Durante as férias encontrei-me com muitos amigos, falei com outros pelo telefone! Outros, prometi visitá-los e não consegui! Parece que, durante as férias, o tempo passa muito mais depressa e, quando damos por ela, já eram!!! Mas recordo a todos sempre com muita gratidão e amizade. Desculpem-me os que não consegui visitar!
Mas Lilanda é a minha terra prometida! Por isso, estou muito feliz por ter voltado, mesmo se encontrei desafios novos para enfrentar! A vida missionária é mesmo assim! E os vários projectos da paróquia (a escola comunitária, o programa de assistência e ajuda a doentes de Sida…) não nos dão tréguas.
A Escola Comunitária St. Joseph, é uma escola para meninos órfãos da nossa paróquia de Lilanda! Este ano temos 368 meninos e meninas a frequentar as aulas. Há tantos outros que não têm oportunidade de ir à escola! Este é um dos projectos prioritários da paróquia! Falarei dele em detalhe mais tarde num artigo que estou a preparar para publicar aqui no blogue.
O programa de assistência aos doentes de Sida é outro projecto prioritário para nós, uma vez que o número de infectados com o vírus HIV cresce dramaticamente todos os dias! Até agora temos tido sorte, pois este projecto tem vindo a ser patrocinado por algumas organizações, por intermédio da Arquidiocese de Lusaka, o que não acontece com a escola, que depende do esforço dos cristãos da paróquia e de outras pessoas de boa vontade! Também deste projecto falarei no mencionado artigo!
O meu serviço missionário, aqui em Lilanda, tem sido uma verdadeira experiência de Deus! O encontro com o pobre e o doente; o confronto diário com a precariedade da vida; a sensação de impotência perante os vários desafios com que me defronto diariamente… Tudo isto me coloca interrogações às quais só Deus pode responder! Devo dizer que tenho aprendido, com esta gente, a confiar mais em Deus e a acreditar que só ele é o Senhor da vinha, e nós, pobres trabalhadores!
Hoje mesmo visitei uma senhora muito doente! Impressionou-me, como aliás me impressiona sempre, a alegria que exprimiu ao receber a minha visita! ‘Zikomo abambo,’ dizia, ‘mwandibweretsera Yesu!’ (Obrigado padre, trouxeste-me Jesus). E deixou escapar umas lágrimas, enquanto falava comigo. Deus mostra-se assim presente no meio do pobre através da nossa presença pobre! Mas é, certamente, através da nossa pobreza que Ele quer continuar a salvar!
Ao escrever-vos estas palavras, exprimo, mais uma vez, a minha gratidão pelo apoio de todos, e continuo a pedir a vossa oração! O vosso apoio e comunhão são expressão da vossa participação na missão que é de todos nós, cristãos.
Fiquem com Deus! Eu continuo também a rezar por vocês todos.
Um abraço muito amigo!


Social Icons

.